Mãe Preta

Carregando a bandeira branca da paz e da cultura afro, ajudando sempre os que necessitam, segue em frente Mãe Preta a Guerreira Iyalorixá.

Um breve resumo da história de vida da matriarcada dedicada as causas humanitárias, protetora das crianças e dos adultos que a procuram em busca de soluções para aliviar o peso da cruz.

Maria Antonia dos Santos, nasceu no dia 20 de março, na Fazenda do Timbu, distrito de Cachoeira, Bahia, Brasil. Filha de Iyemanjá, desde muito cedo já estava envolvida com as questões da espiritualidade e causas sociais. Seus pais de leite, Crementino Lopes e Dona Inácia dos Santos, sempre deram apoio a seu crescimento espiritual. Desde a juventude tornou-se um religiosa dedicada, ao mesmo tempo em que empenhava-se nas questões sociais, tornando-se conhecida no mundo inteiro como uma grande personalidade religiosa.

Com o apoio de amigos e devotos, começou a erigir o templo onde pudesse não apenas homenagear seus orixás, mas também ajudar os necessitado em tempo que transmitia às gerações futuras os ensinamentos da Tradição, Culto e Cultura dos Orixás africanos.

Conhecido por suas atividades sociais beneméritas, Mãe Preta recebeu várias homenagens como comendas e diplomas de mérito de várias associações brasileiras e internacionais. Ainda com apoio destas instituições, a casa Mãe Preta foi tombado como patrimônio cultural em 1986.

Desde então, Mãe Preta ou Vó Preta como assim é chamada, dirige e impulsiona o pequeno tempo dando-lhe importante função social no mundo inteiro.

O Terreiro, nosso Templo Sagrado

A nossa casa está aberta e todos estão convidados a participar da nossa gira e compartilhar o poder da Energia Azul.
Terreiro Mae Preta
Terreiro Mae Preta

O Terreiro Mãe Preta foi fundado em 05 de setembro 1972, na comunidade Rural de Pedra, vizinho a Cachoeira. Mãe Preta Iyalorixa fundadora e mantenedora deste poderoso templo, tão pequeno em estrutura física, porém o maior em estrutura espiritual, hoje conhecido em todo o mundo e sempre bem destacado pelo seu apoio social e sua filosofia de ajudar e fazer o bem.

Uma obra erguida com a finalidade de ser um templo de todos os orixás, a Casa de Mãe Preta possui espaço para realizações de cultos, iniciações, obrigações e atendimento a necessitados. Mãe Preta Iyalorixa, atende com o jogo de búzios e tratamentos especiais para quem precisa de ajuda.
Em cada período é realizado festas em homenagem aos orixás, o que faz contar com a presença de autoridades e personalidades de diversas partes do mundo.

Consulte a agenda de eventos e participe dos cultos aos Orixás, uma excelente oportunidade para receber passes de luz com muito Axé das entidades.